quarta-feira, 24 de outubro de 2007

MEMÓRIA HISTÓRICA E TEATRO DE BONECOS

MINI-CURSO:
Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais
Dias: 09, 10, 11 e 15 de agosto - primeiro grupo;
Dias: 12 e13 de outubro de 2007 - segundo grupo.
Assessoria:
Ministrantes: Profª. Maria Aparecida Cecílio e Profº Elias Canuto Brandão
Produção Áudio-Visual: Profº Ronaldo Rodrigues Cardoso
Fotografia: Amanda Vinci de Souza Neto
Participantes: Alunos da Escola Milton Santos - 56 estudantes
.
O Mini-curso "Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais" foi realizado em duas etapas com turmas distintas, na Escola Milton Santos, com a participação de 28 pessoas em cada etapa (total de 56 participantes).
Os participantes escreveram suas histórias usando recursos de linguagem como poesia e música, retratando a realidade imediata da vida cotidiana em locais como: acampamento, assentamento, brigada, escola, ocupação... As histórias foram lidas por seus autores nos grupos de trabalho.
.
Tempos de Trabalho:
Primeiro: desenhar em papel, o personagem protagonista de cada história expondo-o publicamente;
Segundo: preparar materiais para confecção de bonecos/fantoches;
Terceiro: construir os bonecos dos personagens retratados;
Quarto: confeccionar as roupas.
.
Para a construção de 29 bonecos:
* 14 rolos de papel higiênico, de 30 metros, de pior qualidade;
* 5 litros de água;
* 14 colheres com farinha de trigo (colher de sopa – cheia);
* 7 colheres de vinagre (colher de sopa).
.
METODOLOGIA:
  • * Dissolver o trigo em um pouco de água fria transformando-o em mingau;
  • Despejar o mingau nos 5 litros de água em fervura, acrescentando-se 7 colheres de sopa de vinagre, mexendo para não encaroçar, até que se torne caldo transparente = cola para bonecos;
  • À parte, outra equipe dissolve os rolos de papel higiênico em uma bacia de água até virar papa;
  • Depois de dissolvido, espremer o papel em um pano retirando toda a água;
  • Despejar a cola para bonecos, aos poucos, sobre o papel dissolvido e cuidadosamente amassar com as mãos para obtenção de uma massa de moldagem de bonecos;
  • Cada participante do curso apodera-se de um pedaço de cabo de vassoura (aproximadamente de 40 cm) encaixado em uma lajota com o orifício calcado com papel jornal amassado. Na ponta do cabo, colocar um bolo de jornal, cobrindo-o com outro papel jornal aberto, travando-o com barbante ou fita adesiva, moldando-o no formato de cabeça;
  • Cobrir – com a massa de moldagem de bonecos – o papel jornal envolto no cabo de vassoura no personagem do desenho anteriormente pensado;
  • Ao terminar a moldagem do boneco, com todos os detalhes de caracterização dos personagens: pescoço (com borda para fixação da roupa), orelhas, boca, nariz, queixo..., levar ao sol para secagem;
  • Ao mesmo tempo em que os bonecos secam, os participantes do curso confeccionam as roupas a serem utilizadas, preparando as peças teatrais (texto, falas, mímicas, brincadeiras, músicas...) e o cenário das apresentações, como faixas, tablóide, rio, acessórios de pescaria, veículos, bandeiras, bonés... Para o cenário utilizou-se: caixas de papelão, tecidos e todo tipo de reciclável;
  • Após a secagem os bonecos foram pintados com base branca e retornam para secagem. Em seguida receberam tintura da cor de pele do personagem protagonista e definição de olhos e bocas. Acrescentou-se cabelo, barba, bigode, vestuário...· Com o boneco construído, as equipes realizaram exercícios/treinamentos de voz, comportamentos gestuais...
  • A apresentação da peça elaborada não ultrapassou 10 minutos em cada equipe, podendo cada encenação ser dividida por partes (cenas).· Caracterizados os gestos e a voz dos personagens é hora de colocá-los para contracenar. Na apresentação da primeira etapa (que ocorreu no terceiro dia do curso para a Turma 1 - I Etapa), participaram sete equipes com duração de aproximadamente uma hora.
Avaliação da primeira etapa
Os participantes disseram que por ter sido a primeira vez que realizaram um teatro elaborando todo o processo: preparação e treinamento, o mini-curso foi bom e as apresentações também. Adiantaram que o importante é que o aprendido poderá ser realizado na comunidade onde participam.
Apreciação da segunda etapa
Os participantes falaram do processo de estranhamento que vivenciaram ao perceberem que são sujeitos da história o que provocou o compromisso na elaboração do trabalho, apesar da chuva, da falta de condições materiais adequadas e do horário “apertado” com múltiplas atividades. Manifestaram a importância do aprendizado para o trabalho junto às comunidades de acampados e assentados.
Na 2ª etapa do Curso
, dias 12 e 13 de outubro de 2007, participaram os estudantes do Curso Técnico em Agroecologia - pós-médio - "V Etapa".
As etapas foram fotografadas e filmadas para produção de documentário em DVD para acervo da Escola Milton Santos.
.
OBSERVAÇÃO FINAL:
Após as apresentações, lembramos que um rolo de papel higiênico de 30 metros de pior qualidade dissolvido na água e torcido em pano, dá para confeccionar dois bonecos. Para o procedimento, dissolver 1 colher bem cheia de farinha de trigo ou maizena e uma colher rasa de vinagre em 350 ml de água. Levar ao fogo brando (mexendo sempre) até que o caldo fique transparente. Em seguida tirar do fogo e esfriar um pouco, misturando a cola preparada com o papel higiênicos dissolvido. O processo seguinte é montar o boneco ou qualquer outro tipo de personagem ou animal queira fazer com o produto preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário